Joint News Release

DIVULGAÇÃO IMEDIATA
4 de outubro de 2024

Contatos:  Caryn Shinske (NJDEP): (609) 984-1795
Crystal Rosa (Newark):rosac@ci.newark.nj.us

COMUNICADO CONJUNTO DO COMISSÁRIO DO NJDEP SHAWN M. LATOURETTE E DO PREFEITO DE NEWARK RAS J. BARAKA SOBRE A INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DA SUBSTITUIÇÃO DE LINHAS DE SERVIÇO DE CHUMBO

TRENTON – O Departamento de Proteção Ambiental de Nova Jersey (New Jersey Department of Environmental Protection, NJDEP) e a Cidade de Newark estão satisfeitos com as últimas novidades em uma investigação realizada pela Procuradoria Geral dos EUA que resultou na prisão de dois indivíduos acusados de fraude por deixar de substituir completamente linhas de serviço de chumbo que exigiam remediação entre 2019 e 2021.

Em janeiro de 2024, Newark e o NJDEP foram avisados de preocupações de que, em alguns casos, terceiros contratados para substituir linhas de serviço de chumbo em Newark podem não ter cumprido todas as exigências para a substituição completa das linhas (por exemplo: do medidor de água dentro da casa até o cano principal de água na rua). Como resposta, Newark e o NJDEP deram abertura a uma auditoria para identificar os imóveis afetados e iniciar inspeções para verificar a conformidade com as exigências de substituição das linhas de serviço de chumbo para assegurar a segurança contínua de todos os residentes.

A auditoria, que começou em janeiro de 2024, incluiu tanto uma avaliação direcionada quanto de dados randomizados, resultando em mais de 700 escavações.

A auditoria direcionada incluiu a escavação de 403 linhas de serviço. Entre essas, observou-se que 33 imóveis continham alguns componentes de chumbo restantes, que foram substituídos. De maneira consistente com o protocolo de Newark após a substituição, os residentes receberam da cidade filtros de chumbo para o uso local e orientação de purga. O NJDEP está avaliando o conjunto de dados da auditoria randomizada.

É importante observar que o NJDEP confirmou que o tratamento de controle de corrosão de Newark foi otimizado para proteger residentes cuja água possa entrar em contato com canos que ainda possam conter componentes de chumbo. Newark também demonstrou conformidade com as exigências federais. No momento, não há necessidade de que os residentes de Newark tomem nenhuma precaução adicional com relação à água potável.

Tanto a Cidade de Newark quanto os dirigentes do NJDEP tomaram uma atitude quanto a tais alegações assim que tomaram conhecimento das mesmas. Estamos orgulhosos de que as investigações tenham levado à prisão de indivíduos relacionados ao problema e que a justiça será feita. Também estamos gratos com os residentes de Newark que cooperaram com a investigação, permitindo as escavações nos seus imóveis.

Apesar do indiciamento dessas pessoas, a cidade e o NJDEP continuam confiantes no sucesso do programa de substituição de linhas de serviço de chumbo, que levou a 23.190 substituições e se destaca como um modelo nacional para a redução dos riscos de exposição ao chumbo.

###